O ensino híbrido é uma
das maiores tendências da educação no século 21. Essa nova metodologia tem
como objetivo aliar métodos de aprendizado online e presencial. Atualmente,
vivemos em uma época na qual as crianças estão começando a utilizar tecnologias
e a ter contato com computadores, smartphones, tablets, entre outros, cada vez
mais cedo. Por isso, é fundamental que as instituições busquem utilizar essas
ferramentas online com o objetivo de potencializar o ensino. Esse é um processo
contínuo de aprendizado, em que é preciso trabalhar os métodos online e offline
em conjunto. O ensino híbrido é responsável por captar o que existe de bom em
cada um dos ambientes, a fim de potencializar e tornar mais atraente a
experiência educativa.
O ensino híbrido traz
alguns desafios para os docentes. Os papéis se ampliam e modificam bastante,
porque todo o processo de ensinar e de aprender é mais flexível e está mais
centrado nos estudantes. Os professores concentram sua energia no desenho de atividades
significativas, para o desenvolvimento de competências; na curadoria de
materiais significativos; na tutoria e acompanhamento individual, dos
diferentes grupos e da classe nos espaços presenciais e digitais (...), e na ampliação
das formas de avaliação dos estudantes. (...) Outro papel docente que ganha
cada vez mais relevância é o de mentor de projetos pessoais, profissionais e de
vida dos estudantes.
PROPOSTA DA REDAÇÃO: A
partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo
de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da
língua portuguesa, sobre o tema: “Caminhos para superar os desafios do modelo
híbrido de ensino”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os
direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa,
argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.