POBREZA MENSTRUAL
MODELO ENEM
ID: G25
Texto I
Uma em cada dez meninas no
mundo deixam de ir à escola quando estão menstruadas. No Brasil, estima-se que
sejam uma em cada quatro. Falta de condição financeira para comprar absorventes
e de estruturas sanitárias estão entre as causas do problema batizado de
pobreza menstrual, e reconhecido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância
(Unicef). A pobreza menstrual, como o nome já diz, tem a ver com pobreza no
sentido literal. É caracterizada pela falta de acesso a recursos,
infraestrutura e até conhecimento por parte de mulheres para cuidados que
envolvam a própria menstruação. Trata-se de um fenômeno afetado pela desigualdade
social, racial e de renda, segundo o levantamento “Pobreza Menstrual no Brasil:
desigualdade e violações de direitos”, realizado pelo Unicef. (...)
Texto II
Pedaço de pano, papel higiênico, papelão, jornal e
até mesmo miolo de pão. Esses são alguns exemplos de materiais inadequados e
inseguros usados durante o ciclo menstrual de adolescentes, jovens e mulheres
em situação de vulnerabilidade social. De meninas que faltam à aula até
presidiárias que, em 30 dias, recebem 8 absorventes — ou tampões menstruais — ,
a “pobreza ou precariedade menstrual”, termo usado para definir a falta de
acesso a produtos de higiene específicos, é um problema que afeta mulheres de
todos os países. (...) Em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU)
reconheceu que o direito das mulheres à higiene menstrual é uma questão de
saúde pública e de direitos humanos. E o que deveria ser um direito é, muitas
vezes, um luxo. A ONU estima que uma em cada dez meninas perdem aula quando
estão menstruadas. (...) No caso das mulheres encarceradas, cabe destacar que,
conforme prevê a Lei de Execução Penal, o direito à saúde integral deveria ser
garantido pelo Estado na forma de atendimento médico, farmacêutico e
odontológico. Nessa lógica, as mulheres detentas deveriam, por lei, ter acesso
aos itens de higiene básica, o que está longe de ser realidade.
Por Bianca Tracanella, Bruna Ferrari, Carolina
Vargas, Denise Alves, Gleice Prado, Heloisa Aguiar e Isabela Reis*
*Reportagem desenvolvida por estudantes de
jornalismo da Universidade São Judas, orientada pelo professor José Augusto M. Lobato
e editada por Maria Teresa Cruz.
Texto
III
Segundo a representante do UNFPA no Brasil, Astrid
Bant, a falta de condições sanitárias mínimas para que as pessoas possam
gerenciar a menstruação é uma violação de direitos humanos (...). “A
menstruação é uma condição perfeitamente natural, e deve ser mais seriamente
encarada pelas políticas de saúde. Quando não permitimos que uma menina passe por
esse período de forma adequada, estamos violando sua dignidade. É urgente
discutir meios de garantir a saúde menstrual, com a construção de políticas
públicas eficazes, com a distribuição gratuita de absorventes, com uma educação
abrangente para que as meninas além de conhecerem o corpo, saibam o que acontece
com ele durante o ciclo menstrual (...)”, observa.
Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/no-brasil-milhoes-de-meninas-carecem-de-infraestrutura-e-itens-basicos-para-cuidados-menstruais,
adaptado
Acesso em 29.jul.2021.
Texto IV
Na esteira do combate à pobreza menstrual, a
rede americana de farmácias CVS anunciou a redução de 25% no preço de sua marca
de tampões. Em comunicado, a CVS afirma que tem feito esforços para ajudar a
eliminar a taxa sobre os absorventes íntimos nos Estados Unidos. A rede
anunciou que, desde o dia 5 de outubro, também está cobrindo o imposto de venda
sobre produtos menstruais para não repassar o valor aos clientes de 12 estados,
como Geórgia, Havaí, Luisiana, Missouri, Texas e Winsconsin. Segundo a CVS,
porém, ainda há gargalos tributários em alguns estados americanos para a
empresa aliviar o imposto ao cliente.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos
conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto
dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
"Estratégias para conter a pobreza menstrual no Brasil contemporâneo". Apresente
proposta de intervenção social que respeite os valores humanos. Selecione,
organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para
defesa de seu ponto de vista.