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EM - DISSERTAÇÃO - MODELO UNB - A DESINFORMAÇÃO NA ERA DA INFORMAÇÃO

UNB - DISSERTAÇÃO


Instruções:

. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

. O texto definitivo deve ser escrito a tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”.

. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.

. apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.

. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.



Texto 1

A comunicação massificada gera, entre tantos fatores, a disseminação de conteúdo. Tal fenômeno se sustenta e multiplica-se, por exemplo, a partir da intensa atuação nas mídias sociais. Mídias que informam e, eventualmente, compõem inverdades apelativas em busca de um clique.

Muitos subestimam essa força; porém, há países que reconhecem e controlam esse bombardeio de informações presente nas redes sociais. (...) A dependência desenvolvida à utilização das redes sociais, o avanço tecnológico e a maior acessibilidade aos meios, estimulam e propiciam um ambiente fértil para esse espetáculo nonsense.

http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2051


Texto 2

Curiosamente, em plena era da informação, ocorre um fenômeno que parece vir na contramão dessa revolução e que faz com que parte significativa da sociedade adentre numa espécie de alienação profunda provocada justamente pelos personagens que controlam o Estado. Com isso, o que é informação importante passa a ser substituída por eventos e notícias do mundo do espetáculo ou dos esportes, seguindo a mesma lógica do pão e circo da antiguidade romana.

Outro estratagema utilizado consiste na utilização de desinformação ou contra informação, fazendo o cidadão crer que a resolução de um grande problema que afeta a todos é decorrente de um inimigo externo, de olho em alguma riqueza nacional. Por meio desse mecanismo, os interessados fazem a população acreditar que, para reverter uma determinada situação de penúria, é necessário apertar o cinto, aumentar impostos ou vender parte dos bens do Estado. O processo massivo de propaganda que é incutido na sociedade faz com que ela acredite que, mesmo as medidas mais duras, aquelas que retiram direitos socialmente consolidados e justos, devem ser interrompidas, com vista a um futuro de bonança, que na realidade jamais virá.

Nessa guerra de desinformação, quem sempre perde é o cidadão, mesmo aqueles com relativo conjunto de notícias e que acabará sucumbido pelo poder de pressão das maiorias.

http://blogs.correiobraziliense.com.br/aricunha/informacao-e-desinformacao/


Texto 3
A chamada Era da Informação transforma o conhecimento em um novo tipo de mercadoria, a qual nem todas as pessoas têm acesso. Uma sociedade de comunicação instantânea convive simultaneamente com uma realidade ainda fortemente excludente. Um dos elementos que compõem essa nova realidade são as chamadas redes sociais, espaços não só de compartilhamento de informações, mas também de construção de identidade.

http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/9o-encontro-2013/artigos/gt-historia-da-midia-digital/desinformacao-na-era-da-informacao-estudo-sobre-o-facebook



COMANDO: Considerando que os textos e a imagem apresentados têm caráter unicamente motivador, redija, utilizando a modalidade padrão da língua escrita, um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: A DESINFORMAÇÃO NA ERA DA SUPERABUNDÂNCIA DE INFORMAÇÃO.

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