A OBSOLESCÊNCIA DO CAPITAL HUMANO
MODELO FUVEST
ID: E2X
Texto I
Texto II
Os avanços tecnológicos e os investimentos econômicos globais na área de TI (Tecnologia da Informação) criam uma demanda por profissionais que atendam às necessidades do mercado. Esse ambiente em constantes transformações está associado às principais causas da obsolescência de capital humano, pois, num ambiente de rápidas mudanças, como o ambiente tecnológico, o conhecimento pode rapidamente tornar-se obsoleto. Para isso, há um esforço das empresas em capacitar seus profissionais a fim de que a aquisição de capital humano seja maior que a depreciação dele. Por meio de treinamentos formais e informais, as organizações buscam suprir as demandas do ensino formal com o objetivo de manter o capital humano atualizado e de conquistar espaço no mercado, além de manterem-se competitivas.
Texto III
A vida moderna impõe ao homem um ritmo frenético e um estilo de vida altamente competitivo. As pessoas têm cada vez mais tarefas a cumprir. O tempo torna-se escasso. As fábricas precisam funcionar dois ou três turnos ininterruptos para atender às crescentes demandas do consumismo. Precisamos fazer mais coisas e mais rapidamente. Nos esportes, quebram-se recordes continuamente, e a vitória de uns sobre outros se dá por frações de segundo. Meios de transporte super rápidos, como aviões e trens-bala, exigem que seus pilotos tomem decisões rápidas, sob pena de poderem causar grandes desastres. Não há tempo para reflexão. As decisões são fruto de muito treinamento e, por vezes, acontecem até mesmo por instinto.
O processo evolutivo do homem é muito lento. Sua estrutura corporal e psicológica não está preparada para atender às necessidades modernas. Sua resistência física chegou ao limite. O esqueleto não suporta mais as pressões dos esportes e das competições. Vemos atletas machucados e operados todos os dias. A necessidade de dormir e de lazer não permite que trabalhe muitas horas seguidas.
A ciência busca e apresenta soluções: roupas e calçados especiais, próteses, dietas exclusivas com transgênicos, órgãos artificiais já fazem parte do nosso dia a dia. Máquinas fazem o trabalho que o homem fazia, com maior produtividade, sem erros, sem sono, sem fazer greve, sem benefícios sociais. Softwares fazem o trabalho que o cérebro não pode fazer. A cibernética toma conta de nossas vidas. (...) A biotecnologia é um dos ramos da ciência que mais se expandem. Enquanto o corpo humano tenta seguir seu ciclo de vida natural, a ciência busca formas de combater o envelhecimento e o desgaste provocado pelo tempo. (...) O homem, em sua essência como Homo Sapiens, já está em pleno processo de extinção. Não dá mais conta do recado. Ficou obsoleto.
PROPOSTA: Tendo em vista os textos de apoio acima apresentados, e valendo-se tanto de outras informações que você julgue pertinentes quanto dos dados de sua própria observação da realidade, redija uma dissertação em prosa, na qual você exponha o seu ponto de vista sobre o tema: “A obsolescência do capital humano”.