VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - POSTAGENS INÚTEIS NAS REDES SOCIAIS

ENEM

POSTAGENS INÚTEIS NAS REDES SOCIAIS

MODELO ENEM

ID: DZF


Texto I


https://www.facebook.com/spinmktdigital/photos/by-andr%C3%A9-dahmer-malvados-excelente-cartunista-suas-tirinhas-%C3%A1cidas-especialmente/488506191311014/


Texto II 

Sabe o que deprime de verdade? Não são os milhares de comentários malucos ou mensagens esquisitas que circulam na internet. Pelo contrário, isso expõe a natureza humana e é, portanto, divertido e útil, principalmente para antropólogos, psicólogos e historiadores do futuro. Mas uma reportagem bem-feita, apurada, acessível e relativamente interessante ao leitor/ouvinte/telespectador, que traz uma informação para mexer profundamente com a vida das pessoas, simplesmente passa batido, porque o assunto é chato. É claro que alguns repórteres já percebem isso na pauta. Sabem que têm nas mãos algo relevante, e tentam fazer o melhor para que o assunto fique palatável e consumível – ainda mais com ferramentas multimídia que permitem trocar o velho ''bota uma foto para ficar mais leve'' por algo interativo, com uma linearidade construída pelo internauta, levando a um processo cognitivo diferenciado. Mas, no final, sabem que meia dúzia de pessoas vão consumir aquilo.

https://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2013/08/28/o-jornalista-amava-o-pageview-que-amava-o-anunciante-que-amava-o-consumidorque-nao-quer-pensar-sobre-isso/


Texto III

Nas redes sociais, vemos conteúdos de todos os tipos, com todas as motivações possíveis. Cabe a nós filtrá-los e interagir com o que é interessante e relevante para nós e para os nossos contatos. É impossível não afirmar que o Facebook, empresa criada pelo jovem Mark Zuckerberg, seja a rede social mais popular no mundo. O ex-estudante da Universidade Harvard vislumbrou grande oportunidade de negócios ao proporcionar ao usuário uma alternativa de uso e privacidade de informações compartilhadas por meio das redes sociais. (...) Diante dessa popularização, os usuários trocam inúmeras mensagens, postagens, compartilhamentos de fotos e vídeos e outros tipos de informação. Porém, essa “nova ordem social” trouxe à tona discussões a respeito do bom-senso desse instrumento tão veloz e imediatista. (...) Algumas mensagens compartilhadas parecem “spam”. Por exemplo, aquela receita de bolo que sua tia considera a mais perfeita criação e, por causa dessa motivação, se sente impelida a fotografar a arte e postar no “Face”. Inútil, não é? No entanto, tudo nas redes sociais tem utilidade. (...) E aqui está a grande sacada do Facebook. Não é à toa que as empresas encontram, nessa rede social, uma ferramenta estratégica para promover suas ideias, tendências, produtos e marcas. Da mesma forma, nós precisamos do “afago” em nosso ego, e queremos que as pessoas “vendam” nossa imagem e influência aos “amigos dos amigos”.

https://webinsider.com.br/2013/04/12/o-que-aprender-com-as-postagens-inuteis-no-facebook/





PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: "A QUESTÃO DAS POSTAGENS INÚTEIS NAS REDES SOCIAIS". Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.