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PRECONCEITO LINGUÍSTICO
MODELO ENEM
ID: E8R
Texto I
O preconceito
linguístico é um preconceito social – é o que aponta a afiada análise do
escritor e linguista Marcos Bagno, brasileiro de Minas Gerais (...), atualmente
reconhecido, sobretudo, por sua militância contra a discriminação social por
meio da linguagem. (...) O combate ao preconceito linguístico passa
principalmente pelas práticas escolares: é preciso que os professores se
conscientizem e não sejam eles mesmos perpetuadores do preconceito linguístico
e da discriminação. Preconceito mais antigo que o cristianismo, para Bagno, a
língua desde longa data é instrumentalizada pelos poderes oficiais como um
mecanismo de controle social (...), feito oficialmente quando um Estado escolhe
uma língua ou uma determinada variedade linguística para se tornar a língua
oficial.
Evidentemente, qualquer processo de seleção
implica um processo de exclusão.Quando, em um país, existem
várias línguas faladas, e uma delas se torna oficial, as demais línguas passam
a ser objeto de repressão. (...)
Falar de uma língua é sempre se mover no
terreno pantanoso das crenças, superstições, ideologia e representações. A
Língua é um objeto criado, normatizado, institucionalizado para garantir a
unidade política de um Estado, sob o mote tradicional: “um país, um povo, uma
língua”. (...)
O preconceito linguístico nas sociedades
ocidentais é derivado principalmente das práticas escolares. A escola sempre
foi muito autoritária; muitas vezes as pessoas tinham que esquecer a língua que
já sabiam e aprender um modelo de língua. Qualquer manifestação fora desse modelo
era considerada erro, e a pessoa era reprimida, censurada, ridicularizada.
Outro grande perpetuador da discriminação
linguística são os meios de comunicação - infelizmente, pois eles poderiam ser
instrumentos maravilhosos para a democratização das relações linguísticas da
sociedade. No Brasil, por serem estreitamente vinculados às classes dominantes
e às oligarquias, assumiram o papel de defensores dessa língua portuguesa que
supostamente estaria ameaçada. Não interessa se 190 milhões de brasileiros usam
uma determinada forma linguística, eles estão todos errados e o que os meios de comunicação apregoam
como certo é aquela forma que está consolidada há séculos. (...)
Cria-se um padrão linguístico muito irreal,
muito distante da realidade vivida da língua. É a partir desse confronto, entre
a maneira de falar das pessoas e essa língua codificada, que surgem esses
conflitos linguísticos. A pessoa, ao comparar seu modo de falar com aquilo que
aprende na escola ou com o que é codificado, vê a distância que existe entre
essas duas situações, e passa a achar que seu modo de falar é feio, é errado. Qualquer
tipo de imposição linguística acaba gerando um efeito contrário, que é a auto-rejeição
linguística ou a promoção de um preconceito linguístico por parte das camadas
sociais dominantes. (...)
É muito importante que a escola, em
sociedades letradas como a nossa, permita ao aluno esse processo do acesso ao
letramento a partir de práticas pedagógicas democratizadoras, em que as
variações linguísticas sejam reconhecidas como prática da cultura nacional, que
não sejam ridicularizadas. E é claro que isso tem um funcionamento político
muito importante, não só na escola, mas em toda a sociedade.
Texto II
A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros
Vinha da boca do povo na língua errada do povo
Língua certa do povo
Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil
Ao passo que nós
O que fazemos
É macaquear
A sintaxe lusíada
(Evocação do Recife – Manuel Bandeira)
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, que responda à pergunta tema: "A questão do preconceito linguístico no Brasil do século 21". Apresente uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Boas atividades!