Após a Segunda Guerra Mundial, havia uma grande
preocupação relacionada com a falta de professores. Para incentivar a formação
de novos docentes, o primeiro-ministro na época decretou que os professores
ganhariam 30% a mais do que normalmente outros funcionários públicos ganhavam.
(...) Para termos ideia sobre valores (...), o salário médio anual de um
professor do Ensino Fundamental no Japão no início da carreira é de 26.031
dólares (incluindo os bônus). O valor aumenta conforme o tempo de trabalho e
experiência, podendo chegar a 57.621 dólares anuais.
Uma pesquisa recente demonstrou que os
jovens não se interessam mais pela licenciatura e se voltarmos um pouco no
tempo lembraremos de alguns comerciais de TV incentivando os jovens a escolher
essa profissão. E ninguém sai por aí incentivando as pessoas a escolherem uma
determinada profissão se ela não for de extrema importância. (...)
Professor é aquele que escolheu por
licenciatura. É aquele que, mesmo nos momentos de lazer, pensa em seus aprendizes,
seja num passeio que poderia levá-los ou num filme que poderia mostrar-lhes.
Professor não é alguém que faz bico ou se aproveita de todos os seus títulos
para ministrar em uma faculdade. Professor é aquele que acredita fazer sua
pequena contribuição para o crescimento de cada um de seus estudantes.
Professor é aquele que até hoje eu agradeço por ter me ensinado. Não fosse a
contribuição dos meus professores, as minhas descobertas incentivadas por eles,
tantos conselhos, tantos “é assim que se faz”, tantos “você precisa melhorar”,
com certeza não seria quem sou hoje.
Por
Wemerson Damasio, in https://pausadramatica.com.br/2016/07/31/carta-resposta-ao-artigo-professor-ganha-mal-publicado-na-revista-veja/,
com ajustes
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “A necessidade de valorizar-se o professor no Brasil do século 21”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.