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EFAF - RESENHA CRÍTICA - ANIMAÇÃO - HAPPINESS

RESENHA - EF ANOS FINAIS

RESENHA CRÍTICA

HAPPINESS

ID: FIP



https://assets.almanaquesos.com/wp-content/uploads/2017/11/hapiness_cutts_sossolteiros-1000x562.jpg


COMANDO: Imagine que você tenha sido convidado para resenhar o curta-metragem de animação HAPPINESS, de Steve Cutts.

O curta, de apenas quatro minutos, provoca reflexões acerca da vida exaustiva nas grandes cidades.

Para assistir à animação, use o QR Code acima, ou o link:

https://www.youtube.com/watch?v=e9dZQelULDk&t=110s


Você já sabe, mas não custa lembrar...

RESENHA CRÍTICA é uma abordagem analítica acerca de um objeto cultural: um poema, um livro, uma apresentação de balé, uma exposição de arte, uma partida de futebol etc.


Criticar é "falar mal"?
Abordar criticamente é opinar, é apresentar problemas e qualidades, pontos negativos e positivos que o resenhista julgar importante destacar. Portanto, a RESENHA não deve apenas apontar falhas (quando houver), mas deve também tecer elogios, pontos fortes da obra analisada. É muito comum jornais de grande circulação veicularem lançamento de livros, e, para tanto, o trabalho do resenhista é indispensável – a RESENHA tem a finalidade de apresentar determinada obra.


Como fazer?
A boa RESENHA, além de fornecer uma síntese do assunto, apresenta o maior número de informações sobre o trabalho – fatores que, ao lado de uma abordagem crítica e de algumas relações intertextuais, darão ao leitor os requisitos mínimos para que ele se oriente – esse é o objetivo da resenha: orientar o público consumidor daquele objeto cultural.


Imaginemos, por exemplo, a resenha de um livro - ela deve contemplar:
1) Breve apresentação do autor - nome, data e local do nascimento, da morte, formação acadêmica etc.;
2) Apresentação da obra - título, gênero, ano da publicação etc.;
3) Avaliação crítica da obra – a composição do enredo, a contextualização, a originalidade e o caráter atual (ou não) do trabalho etc.;
4) Outras impressões do resenhista;
5) Aconselhamento do resenhista acerca daquela leitura – é recomendada?; a que tipo de público-leitor?; por quê?

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