INSTRUÇÕES
1. O texto deverá ter, no máximo, 25 (vinte e cinco) linhas, e no mínimo, 20 (vinte) linhas. Textos que não atingirem 20 linhas serão eliminados.
2. As alternativas propostas apresentam coletâneas que mantêm uma linha temática. Consulte as coletâneas e utilize-as segundo as instruções específicas dadas para a alternativa. Não as copie.
3. Ao elaborar sua redação, você poderá utilizar-se também de outras informações que julgar relevantes para o desenvolvimento da temática escolhida, desde que estejam, essencialmente, relacionadas.
4. Na redação final você deverá ater-se ao seguinte:
a) indique a alternativa escolhida;
b) dê um título à sua redação conforme a alternativa que você escolheu;
c) use caneta de tinta azul ou preta.
5. Qualquer redação, por mais bem feita que seja, terá nota zero se fugir das temáticas propostas; se for cópia dos trechos apresentados nas coletâneas; se for ilegível ou apresentar desconhecimento da norma padrão e manejo da modalidade escrita, acarretando total comprometimento do texto produzido. A redação também será penalizada se não corresponder ao tipo de texto escolhido.
ORIENTAÇÃO GERAL
Seguem-se duas propostas/temas para, dentre elas, escolher uma para a sua redação. Preste atenção ao assunto que é solicitado. A valorização do seu texto dependerá de sua relação direta com o tema, com a montagem do texto, com a coerência, com a coesão e, principalmente, com os argumentos que você utilizar para convencer o seu leitor de que o seu ponto de vista é o melhor. Observe atentamente as orientações que acompanham cada alternativa.
Leia atentamente os tópicos abaixo a fim de verificar qual deles se enquadra melhor aos seus conhecimentos, pois sua redação não deverá fugir e nem transgredir o tema proposto. Feito isso, escolha o tópico que deverá ser desenvolvido de forma clara e objetiva.
ALTERNATIVA B
Texto 1
"Uma coisa é certa: nos próximos anos teremos muitas e rápidas mudanças. Segundo uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 57% das vagas de emprego estão suscetíveis à robotização e à automação. Mais da metade das funções hoje exercidas pelo homem podem ser substituídas por máquinas. Outra previsão bastante curiosa é do Fórum Mundial Econômico: 65% das crianças vão trabalhar em empregos que ainda não existem. Crianças em idade escolar sendo preparadas para algo que ainda não sabemos como será. Temos um futuro cheio de incógnitas em relação ao que irá acontecer com os profissionais. Quais serão as profissões do futuro? O ser humano terá espaço? Como os profissionais devem se preparar para tudo isso? (https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/voce-sera-substituido-por-um-robo-0qn6b2zvxzw148u9sk5f5/).
Texto 2
A automação, a inteligência artificial e outras tecnologias estão eliminando postos de trabalho em ritmo alucinante e amedrontador. Em poucos anos, muitas das atividades hoje exercidas por humanos serão realizadas por máquinas. Traduzindo: de forma melhor, mais rápida e, principalmente, mais barata. Alguns economistas dizem que, apesar da extinção de muitas profissões, outras surgirão. A questão é que dificilmente o número de novos postos de trabalho será suficiente para compensar os que se perderão. E as qualificações exigidas a partir de então serão outras, completamente novas, o que elimina as chances da imensa maioria das pessoas de conseguir uma recolocação. Serão os descartados do admirável mundo novo (https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2018/03).
Texto 3
(https://www.cartamaior.com.br)
Texto 4
(https://www??jornalnacao.com/inteligencia-artificial)
Texto 5
Existe uma lei no mundo da tecnologia, chamada lei de Moore, criada em 1965 por Gordon E. Moore (então presidente da Intel), essa lei basicamente diz que a cada dois anos, a capacidade dos computadores dobrará. Isso significa que a velocidade em que a tecnologia avança é exponencial, e está muito perto de um “boom” nos próximos 5 a 10 anos. Para exemplificar essa lei, podemos imaginar que há 10 anos atrás os cientistas não acreditavam que um robô jamais seria capaz de dirigir um carro, porém hoje temos os Google Cars, carros completamente pilotados por computador, que já percorreram milhares de quilômetros nos Estados Unidos. Ou seja, se hoje dizemos que os robôs nunca serão capazes de ter empatia ou criatividade, quem nos garante que daqui a 10 anos, eles não serão? (...)“O que te torna único?” (...) “Pegue esta coisa que você acredita, aquilo que te faz ser um ser humano diferente de todos os outros, e transforme isso numa profissão”. Não importa o quanto os computadores evoluam e se tornem inteligentes, eles nunca terão a essência humana, o que nos torna únicos, e faz com cada pessoa seja especial e diferente da outra. E com tudo isso, quem sabe no futuro, não amaremos mais as segundas-feiras?
(https://www.lovemondays.com.br/blog/robos-emprego-futuro).
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto expositivo-argumentativo sobre o tema: Homens, máquinas e o futuro. Seremos substituídos?
REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.