Texto I Já disse São Tomás de Aquino: “A inveja é a tristeza pela felicidade dos outros, exultação pela sua adversidade e aflição pela sua prosperidade.". (...) Outro fator característico da inveja é que invejamos alguém próximo. A inveja é uma incapacidade de reconhecer uma falha minha ou reconhecer o próprio fracasso. Inveja vem do latim “invidere” que significa “não ver“.
A infelicidade virtual nasce, muitas vezes, de uma percepção exagerada da felicidade alheia e da própria infelicidade. “Os usuários do Facebook tendem a selecionar e exibir na rede apenas o melhor de sua vida”, diz Hanna Krasnova. Nesse mundo, em que a inveja é um regulador social, as aparências são decisivas porque elas comandam a inveja dos outros. Por exemplo, o que conta não é “ser feliz”, mas parecer invejavelmente feliz.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um TEXTO DE OPINIÃO que responda:
“A inveja é um mal para a sociedade? Por quê?”
***
Só para lembrar... Ao texto em que o autor apresenta seu posicionamento crítico em relação a determinado assunto, chamamos TEXTO DE OPINIÃO. Antes de escrevê-lo, é preciso pensar o quanto se conhece a respeito do assunto – até porque é impossível opinar sobre um assunto, sem, ao menos, saber do que se trata.
Depois de conhecer o assunto, é preciso planejar o texto:
1) Comece
apresentado o tema e a opinião. Ex.: Considero que o... seja o maior responsável
por...; A ... é um dos maiores problemas da sociedade... etc. (NUNCA use a
expressão “Eu acho que”.);
2) Apresente
um motivo para justificar sua opinião. Ex.: Isso acontece porque...
3) Cite
exemplos que apoiem sua opinião. Ex.: Podemos citar, por exemplo, o que
aconteceu em...
4) Para
finalizar, o ideal é que você “chame” o leitor para concordar com a sua (de
quem escreve) opinião. Ex.: Os alunos precisam entender que... (repetir sua
opinião – a que você escreveu no início do texto.