Post, como o próprio nome adianta, são textos produzidos para publicações/postagens nas mídias digitais – blog, twitter, facebook etc. O post trata de um assunto do dia – imaginemos que o autor do post esteja navegando pelos portais de notícias e, de repente, um assunto lhe chama a atenção; daí surge a ideia, a inspiração, o pretexto para escrever um texto para ser “postado” em seu espaço digital.
Uma característica a ser observada nos posts é o fato de cada blogueiro (ou twitteiro ou facebookeiro etc.) postar assunto referentes a sua esfera de atuação. Por exemplo: no blog do médico Drauzio Varella, médico oncologista, há posts sobre Medicina e Saúde; no blog de Leonardo Sakamoto, jornalista e cientista político, há posts de caráter sócio-econômico-político. Seja qual for o assunto de um post, o autor procura misturar informação e criticidade.
COMO ESCREVER UM POST?
A extensão do post depende do assunto e do interesse do autor, que deve adotar vocabulário compatível com o entendimento de seu público leitor. Os palavrões e outras situações grosseiras (desenhos, GIF etc.) não são bem-vindos.
PASSO A PASSO
Ainda que a composição seja bastante maleável, por vezes com a inserção de textos não verbais (charges, fotografias, memes etc.) convém adotar o seguinte passo a passo para a escrita do post.
. Título e subtítulo (geralmente usados em textos para blogs);
. Vocativo/chamamento ao leitor web (opcional);
. Apresentação do assunto;
. Desenvolvimento do assunto (com opinião, discussão, protesto – se for o caso);
. Desfecho, com os principais itens desenvolvidos ao longo do texto, “amarrando-o” com um comentário de impacto;
. Despedida, convite para acompanhar os próximos posts e assinatura/nome do autor (geralmente usados em textos para blogs).
***
COMANDO: Imagine que você seja um blogueiro e decida fazer um post, que será lido – e curtido! – principalmente, pela comunidade escolar. Em seu post, você deverá abordar a Lei Antifumo. Para isso, imagine, ainda, que você esteja lendo um portal digital de notícias, e depare com o recorte abaixo. Seu post deverá ter, aproximadamente, 20 linhas. Não se esqueça de seguir o passo a passo mencionado anteriormente.
Lei
Antifumo nº 12.546/2011
Além
da proibição de fumar nos locais totalmente fechados, em todo o país, a lei agora
também impede o fumo nos locais parcialmente fechados em qualquer um de seus
lados por uma parede, divisória, teto ou toldo. E nada de fumódromos. A lei
vale também para áreas comuns de condomínios e clubes.