PROVA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
DISSERTAÇÃO MODELO UEMA
VIOLÊNCIA URBANA E INEFICIÊNCIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
ID: E33
Os textos abaixo servem como base para refletir sobre o tema que será apresentado, e como ponto de partida para você, candidato, desenvolver suas ideias com argumentação consistente. Leia-os antes de elaborar sua redação.
Texto I
No estado de São Paulo, em 2013, houve um crescimento no número de sequestros na ordem de 21% em relação a 2012. Segundo estatísticas parciais do primeiro trimestre de 2013, em relação ao mesmo período de 2012, divulgadas pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), houve um crescimento expressivo na criminalidade, na capital financeira do Brasil.
https://blog.geracaodevalor.com/uma-oportunidade-dentro-da-calamidade/
Texto II
As causas do aumento da violência no Brasil são complexas e envolvem questões socioeconômicas, demográficas, culturais e políticas. O assunto tem sido discutido, nos últimos anos por pesquisadores de diferentes áreas, incluindo a médica, pois os assassinatos estão entre as principais causas de mortes de jovens no país. A pobreza e a desigualdade social são comumente apontadas como fatores que estimulam a criminalidade e, consequentemente, a violência. De fato, jovens que vivem em comunidades carentes são aliciados por traficantes e veem no crime uma opção de vida. (...)
Na última década, 40 milhões de brasileiros saíram da pobreza em razão da estabilidade econômica e programas sociais, mas a taxa de homicídios permaneceu, com reduções significativas apenas em São Paulo e Rio de Janeiro. Vê-se que a redução dos índices de pobreza do país não resultou, de fato, a queda nos índices de criminalidade. Além de falhar nos fatores preventivos (educação, moradia e emprego), o Estado falha na repressão ao crime organizado. As polícias civil e militar no Brasil são mal remuneradas, além de conhecidas pela corrupção e truculência. A violência policial no país é constantemente alvo de denúncias por entidades como a Anistia Internacional, em casos emblemáticos como os massacres do Carandiru (1992) e da Candelária e do Vigário Geral (1993). Além disso, o sistema penitenciário, que deveria contribuir para a recuperação de criminosos, tornou-se foco de mais violência e criminalidade, em cadeias e presídios superlotados.
Texto III
A violência (...) é um fenômeno histórico na constituição da sociedade brasileira. A escravidão (...), a colonização mercantilista, o coronelismo, as oligarquias antes e depois da Independência, somados a um Estado caracterizado pelo autoritarismo burocrático, contribuíram enormemente para o aumento da violência que atravessa a história do Brasil.
Diversos fatores colaboram para aumentar a violência, tais como a urbanização acelerada (...), as fortes aspirações de consumo, em parte frustradas pelas dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Por outro lado, o poder público, especialmente no Brasil, tem se mostrado incapaz de enfrentar essa calamidade social. Pior que tudo isso é constatar que a violência existe com a conivência de grupos das polícias, representantes do Legislativo de todos os níveis e, inclusive, de autoridades do poder judiciário. A corrupção, uma das piores chagas brasileiras, está associada à violência, uma aumentando a outra (...).
As causas da violência são associadas, em parte, a problemas sociais como miséria, fome, desemprego. Mas nem todos os tipos de criminalidade derivam das condições econômicas. Além disso, um Estado ineficiente e sem programas de políticas públicas de segurança, contribui para aumentar a sensação de injustiça e impunidade, que é, talvez, a principal causa da violência.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: DEPOIS DE ATENTA LEITURA DO MATERIAL DE APOIO ACIMA, ELABORE UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO SOBRE O TEMA:
"A VIOLÊNCIA URBANA E A INEFICIÊNCIA DO SISTEMA PÚBLICO DE SEGURANÇA NO BRASIL."
Instruções:
Dê um título à sua
redação; utilize a norma padrão da língua; não copie trechos dos textos apresentados
na coletânea; não escreva a lápis; escreva de modo legível e na folha
apropriada para a redação.
Obedeça ao que consta no Edital, a respeito da correção da Produção Textual - será atribuída nota zero à prova de produção textual do candidato que:
a) identificar a
folha destinada à sua produção textual;
b) desenvolver o
texto em forma de verso;
c) desenvolver o
texto sob forma não articulada verbalmente (apenas com números, desenhos,
palavras soltas);
d) fugir à temática
proposta na prova de produção textual;
e) fugir à tipologia
textual proposta na prova de produção textual;
f) escrever de forma
ilegível;
g) escrever a lápis;
h) escrever menos de
15 (quinze) linhas;
i) deixar o
formulário para a produção textual em branco.